Sunday, May 27, 2007

PAULO BENTO: "SPORTING É FAVORITO"

Paulo Bento fez a última antevisão da época na manhã de sábado, na sala de imprensa da Academia Sporting/Puma. O técnico assegurou que os “leões” vão entrar no Estádio do Jamor para vencer a final da Taça de Portugal, um dos objectivos da época.
Ao fazer uma breve análise do desafio frente ao Belenenses, Paulo Bento salientou que a final da Taça de Portugal é um dos dias mais bonitos do futebol português. “Este é um jogo em que todos gostam de participar. É um dos dias mais bonitos do futebol português. Vão estar frente a frente duas boas equipas, que se defrontaram há uma semana. Mas, este é um jogo que nada tem haver com o que foi disputado na última jornada da Liga.” O treinador do Sporting afirmou que a equipa “verde e branca” vai “respeitar o adversário, pois sabemos do seu valor e capacidade. No entanto, temos um objectivo para alcançar. Estamos a atravessar um bom momento, mas não vamos entrar com excesso de confiança. Os grandes objectivos são respeitar o adversário e vencer a final.”
Paulo Bento assegurou que o grupo “leonino” vai manter o que tem feito nos últimos jogos. “Temos de manter o que fizemos durante a temporada. Vamos respeitar o Belenenses, que fez uma boa época e pensar que nos últimos 20 anos, embora tenhamos tido mais presenças na final, conquistámos apenas mais uma Taça que o Belenenses. Queremos voltar a fazer com que o Sporting volte a conquistar um título e esse é o nosso grande objectivo e motivação.”
Na última final vencida pelo Sporting, Paulo Bento era jogador. Esta época regressa ao Jamor na posição de treinador. “De ano para ano tudo muda no futebol. O que nos interessa e o grande objectivo é repetir a conquista de 2001/02. Para isso acontecer temos de estar ao nosso melhor nível, jogar com segurança, qualidade e agressividade, sem perdermos o controlo emocional.” O treinador salientou ainda que “o Sporting é umas das equipas mais disciplinas da Liga, embora tenhamos passado por um período menos bom no final da primeira volta. A equipa está bem e sabe que qualquer jogo é mais difícil de vencer com menos um jogador. Não podemos abdicar da agressividade, mas temos de ter sempre a cabeça fria para gerirmos os momentos de tensão.”
Paulo Bento não rejeita o favoritismo dos “leões” para esta partida. “O Sporting é favorito para todos, porque acabou bem a temporada, apesar de não ter conquistado o seu grande objectivo. Numa final existem 50 por cento de possibilidade para cada equipa. Haverá pressão sobre a equipa do Sporting, mas saberemos viver com ela. Vamos entrar tranquilos.”
O líder da equipa técnica dos “leões” garantiu que a conquista da Taça de Portugal não será um prémio de consolação. “A Taça não é a salvação para ninguém. É um objectivo que nos propusemos conquistar desde o início da época e agora falta o último passo. A Taça tem a mesma importância e o mesmo respeito que teria se tivéssemos conquistado o primeiro lugar da Liga.” Paulo Bento está confiante na conquista do troféu: “Estamos convictos que podemos sair felizes do jogo de domingo. Acredito que o Sporting será um Clube feliz no final da partida. Temos uma equipa ambiciosa, lutadora e que sabe sofrer.” Sobre o adversário, o técnico acredita que vão surgir alterações nos jogadores que vão actuar. “Estamos preparados para essas alterações. A nós isso não nos preocupa, porque vamos fazer o mesmo que fizemos nos últimos tempos. O Sporting vai estar ao nível a que habituou as pessoas.”
As exibições do Sporting caracterizam-se pelas entradas fortes em campo. No encontro da final da Taça de Portugal “o Sporting vai jogar dentro do que é habitual. Se tiver a possibilidade de concretizar nos minutos iniciais tanto melhor, mas não vamos obcecados com isso. Não vamos adulterar a nossa forma de jogar por ser uma final.”
A nomeação do árbitro Pedro Proença não mereceu do treinador do Sporting grandes comentários. “Tirando um caso, não comentei nenhuma nomeação. O importante é o Sporting ser o finalista e vencer, tudo o resto não me preocupa.”
João Moutinho e Tiago renovaram os contratos que os ligam ao Sporting. “Foram dois processos que chegaram ao fim. Foi bom para os jogadores e para o Clube e estamos satisfeitos por isso. Quando um desejo se cumpre é benéfico para todos.”

No comments: