Thursday, August 2, 2007

Derlei: "Sinto uma motivação-extra"

Derlei: "Sinto uma motivação-extra"

O experiente avançado luso-brasileiro esteve na Sala de Imprensa “António Capela” da Academia Sporting/Puma para falar aos jornalistas sobre o seu primeiro mês com a camisola “verde e branca”.Questionado sobre as primeiras impressões do Sporting, Derlei afirmou serem “são as melhores possíveis. Estamos a trabalhar juntos há já algum tempo, o suficiente para conhecermos os novos companheiros e perceber as excelentes condições que o Sporting disponibiliza aos seus atletas. Comparar com as estruturas do FC Porto ou do Benfica? Todas têm grande qualidade, pois são os melhores clubes portugueses e que lutam pelos mesmos objectivos, mas existem algumas diferenças”.Sobre esta nova etapa na sua carreira, o avançado salientou existir “neste momento, uma motivação-extra para corresponder à confiança depositada pelo Sporting em mim e nas minhas capacidades e o que podem esperar de mim é ser o “Derlei do Sporting”. São equipas e tempos diferentes, mas procurarei estar ao mais alto nível, ajudar a equipa da melhor forma possível, com os golos a saírem naturalmente”.Sobre ser o escolhido para ocupar a vaga ao lado de Liedson no ataque, Derlei salientou que “todos estamos a trabalhar duro e com respeito. Espero ser eu a ocupar essa vaga, tal como os outros avançados também esperam. Temos características diferentes o que facilita o trabalho do treinador, nomeadamente, nas questões tácticas que quiser utilizar em determinado encontro e o mais importante e que os 11 jogadores escolhidos sejam os que tenham melhores condições de ajudar o Sporting a vencer. Os golos? Gostaria de marcar 30 ou 40, mas sei que isso não é assim. Quero é ajudar a equipa com golos, que surgirão naturalmente. Metas? Que o Sporting vença todos os jogos e com golos meus”.O Torneio do Guadiana trará o embate com o Benfica, antigo clube de Derlei, que classifica o reencontro como “natural. Ainda falo, por telefone, com alguns antigos companheiros e é bom reencontrar amigos a quem desejarei a melhor sorte possível, excepto a de serem campeões nacionais, pois isso é o nosso principal objectivo. A minha passagem pelo Benfica foi uma experiência que não correu tal como eu esperava, existindo algumas atenuantes, tais como o facto de não ter iniciado a época com a equipa e de ter chegado quando o “onze” estava praticamente formado. Não consegui os golos pretendidos, mas sempre fui muito bem tratado. Não tenho de provar nada a ninguém, a não ser ao meu treinador, através do trabalho diário. Sempre trabalhei em todos os clubes por onde passei, e é o que faço desde que cheguei ao Sporting. Quando terminou o empréstimo com o Benfica ainda tinha contrato com o Dínamo e eles queriam ser recompensados pela minha permanência em Portugal. Fomos falando e depois, com a ajuda do Sporting, conseguimos chegar a um acordo e pude continuar no País ao serviço de um grande clube”. A possibilidade de ser assobiado, como aconteceu no ano passado, não tira o sono a Derlei que explicou: “Não tenho receio dos assobios, pois só acontecem quando os adeptos estão descontentes com a equipa e com jogadores que não estão, nesse momento, a ser determinantes, além do facto de que as pessoas sabem reconhecer o trabalho dos profissionais. Quando uma equipa está a ganhar, os adeptos aplaudem até os jogadores que só jogam um minuto e assim, a solução para isso é conseguir alcançar os objectivos colectivos propostos no início da temporada”.A terminar, Derlei falou da possibilidade de representar a selecção portuguesa, referindo que esse interesse surgiu quando “era um dos jogadores mais determinantes do FC Porto, mas a selecção portuguesa não necessitou de mim para ter sucesso. O mesmo se passa agora com o Liedson que é o jogador mais determinante do Sporting e que tem provado, nos últimos anos, ser uma mais-valia para integrar a selecção portuguesa. Se surgir essa hipótese, certamente que o Liedson ficaria muito honrado. Eu? Continuo totalmente disponível, mas com a consciência de que já tenho 32 anos e que existem outros grandes jogadores com capacidade para representar Portugal”.

No comments: